História

Fundada em 15 de agosto de 1980 pelo professor Samuel Lopes Bastos e pelo mestre Kikuo Arazaki (Já falecido), tinha como proposito trabalhar com a infância carente do nosso município.

Quando chegou em Peruíbe, o professor Samuel que vinha de uma escola japonesa tradicional formadora de grandes campeões, tinha na bagagem muitos títulos estaduais, nacionais e sul-americanos, e uma grande experiência em trabalhar com crianças e adolescentes. Imediatamente procurou as autoridades municipais e se colocou a disposição para um trabalho social gratuito. Nessa época o esporte peruibense era inexpressível, não se tinha ganho uma medalha sequer em jogos regionais em nenhuma modalidade. A prefeitura municipal providenciou um ótimo espaço físico e tatames para o início das atividades. Rapidamente o trabalho tomou uma forma e no primeiro mês já se tinha 156 alunos. As aulas sempre foram gratuitas e no começo só se tinha aulas no período noturno pois o professor Samuel só podia ministrar aulas depois da sua jornada de trabalho em seu comercio.

Na medida em que foi aumentado o número de alunos, aumentou também os problemas financeiros, pois a grande maioria dos alunos eram de famílias em humildes, que não tinham condições de comprar materiais esportivos para seus filhos. Nessa época foi criado a Associação de Mães do Judô, formada por pessoas lutadores que não mediam esforços para fazer receita para salvar os compromissos. Por Intermédio de rifas, bingos, livro de ouro e outros eventos, se faziam algum dinheiro, que eram destinados ao pagamento de taxas anuais da Associação, e atleta junto a federação paulista de judô e confederação brasileira de judô, viagens, lanches, inscrições em torneios, intercambio, materiais esportivos etc…

Em 1987 o trabalho já começou a dar os primeiros frutos com atletas peruíbenses se classificando em torneios importantes. Dentro da Associação de judô Budokan de Peruíbe foi criado o projeto “Curumim”, hoje reconhecido em todo o Brasil e exterior.

O Projeto Curumim visa dar condições de excelência a atleta competidores desde a classe infantil até sênior. Com capacitação técnica, metodológica avançada de competição, acompanhamento médico, psicológico, rendimento escola e nutricional.

Desde a sua fundação em 1980, já passaram pela Associação de Judô Budokan de Peruíbe, mais de 10.000 (dez mil) jovens, entre eles grandes campeões paulistas, brasileiros sul-americanos, panamericanos e medalhistas mundiais.

A Associação de judô Budokan de Peruíbe, atua em vários bairros da cidade, fazendo já a muito tempo um trabalho de inclusão social de crianças e adolescentes principalmente na periferia, onde os problemas sociais são maiores.

Através do judô e lazer, acompanhando o aproveitamento escola, dos jovens temos por objetivo maior tirá-los das ruas e da ociosidade, deixando-os longe da violência e das drogas.

Atualmente contamos com mais de 500 (quinhentos) atletas participantes entre crianças, adolescentes e adultos em ambos os sexos.

Por Samuel Lopes Bastos

Skip to content